Local: Bataguassu - MS
Localização: Ver no Maps
A Usina Hidrelétrica de Porto Primavera (Engenheiro Sérgio Motta), está instalada no Rio Paraná à altura dos municípios de Rosana (em São Paulo) e de Batayporã (em Mato Grosso do Sul), tendo 80% de seu lago no estado de Mato Grosso do Sul.
O projeto foi iniciado pela CESP durante o governo de Paulo Maluf no estado de São Paulo, no ano de 1980, ainda durante a ditadura militar. Inicialmente previsto para ser concluído em 1988, por razão de grande impacto financeiro em desapropriações e mitigação de impactos ambientais, tendo tido um valor final de mais de nove bilhões de dólares. Só foram instaladas 14 unidade geradoras, sendo a última inaugurada em Outubro de 2003[1]. Sua barragem é a mais extensa do Brasil, atingindo 10.186,20 m de comprimento.
A represa de Porto Primavera, que capta água de uma área de 574.000 Km², inundou uma área de 2.250 km², ou 225 mil hectares, aumentando em nove vezes o leito do rio Paraná para produzir, em sua potência máxima instalada, 1.540 megawatts, por meio de 14 turbinas tipo Kaplan, a partir de um desnível de 18,95 m, com média de 900 megawatts.
Foi no Lago de Sérgio Motta que os tucunarés azuis e amarelos encontraram o habitat perfeito para fazerem morada e tornarem este um dos pontos mais famosos do Brasil em se tratando da pesca destas espécies. Ao contrário de outros pontos, neste local pescamos em meio a uma imensidão de água, onde praticamente não vemos as estruturas, mas que abrigam exemplares de mais de 4 kgs de peso.
Receba nossas novidades, nossas campanhas, promoções, lançamentos de pacotes de viagens e muito mais!